Sociedades Tribais
Dessa forma costuma-se definir tribo como sendo a sociedade que"não tem escrita","não tem Estado","não tem comercio","não tem história", sociedades tribais são aquelas em que a cultura se baseia nos mitos dos seus ancestrais, transmitidos pela tradição oral, nelas a terra pertence a todos, e a divisão do trabalho e de terras são feitas por sexo e idade.
Não há classes sociais e o sentido comunitário é mais forte que a percepção da própria individualidade, no relato do sistema de vida desses povos,sempre encontramos referencia a um chefe guerreiro,nelas não se pode diferencia a esfera politica e a social. As oposições existem apenas com as tribos com as quais se guerreia, o chefe assume a vontade que a sociedade tem de aparecer como una a autónoma em relação há outras comunidades, e fala em nome dela.
Para tanto, o chefe deve ter qualidades tais como habilidade para falar, talento diplomático para estabelecer alianças,coragem e disposição guerreira para garantir a paz ou promover a guerra. O tempo todo o chefe tem que ser o porta-voz da sua tribo, isso não significa que o chefe seja comum, e sim que tem prestígio sendo por isso merecedor de confiança e ouvido geralmente com mais consideração do que os outros.
Portanto, o chefe deve ser bom orador a fim de melhor cumprir sua função moderadora de " fazedor de paz".
0 comentários:
Postar um comentário